ANIMAIS PE ONHENTOS
PEÇONHENTOS
O que são Animais Peçonhentos
Animais
peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância que é o veneno. Possuem glândulas que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Animais mais frequentes Cobras
Insetos
e Aracnídeos
Escorpiões
Carrapatos
Abelhas
Outro detalhe importantíssimo de se salientar: esses animais agem por instinto de defesa. Geralmente, a maior parte dos acidentes ocorre por descuido ou imprudência humana. Ao colocar o pé no sapato sem olhar em seu interior, uma pessoa pode comprimir um animal que estaria alojado ali dentro, aumentando as possibilidades de uma picada como reação.
Provocar queimadas nos entulhos de um terreno, pisotear e encurralá-lo oferecem riscos à sua vida. Não controlar a quantidade de baratas, moscas e pequenos roedores, propícios alimentos dos animais peçonhentos, aumentam a incidência de seu aparecimento, tornando-se um dos principais fatores dos índices de lesões causadas por eles.
Quando não são prestados os cuidados necessários em um acidente causado por animal peçonhento, a situação da vítima pode se agravar.
Crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado estão mais propensas a esses casos.
Portanto, além de saber informações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos e como realizar os primeiros socorros, é fundamental entender o procedimento na hora de levar a pessoa ferida ao hospital, para a aplicação do soro antiofídico
Estatísticas de Acidentes
De
acordo com dados do Estadão de São Paulo (Julho de 2010), os acidentes com animais peçonhentos crescem quase que 33% em seis anos no Brasil. O Ministério da Saúde, com base em uma análise de dados, encontrou, em 2003, 68.219 notificações contra 90.558 em 2009.
Veja a quantidade de acidentes provocados por:
Escorpiões
– 45.721
Cobras – 22.763
Insetos e Aranhas – 18.687