Vendas
FIDELIDADE DO CLIENTE
Para ter sucesso hoje em dia, mais do que conquistar novos clientes, é preciso conhecer seus clientes atuais e saber como mantê-los fiéis. No entanto, faz - se necessário descobrir o que gera a fidelidade do cliente.
Resultado de uma recente pesquisa realizada sobre a fidelidade do cliente com relação a fornecedores de produtos nos permite chegar a conclusões interessantes. Antes delas, porém, vamos verificar quais foram os resultados dessa pesquisa.
Das pessoas entrevistadas, apenas 15% mudaram de fornecedores por terem encontrado um produto mais barato.
Também foram apenas 15% das pessoas que disseram ter mudado de fornecedor por terem descoberto um produto melhor.
21% dos entrevistados afirmaram que o que os levou à troca de fornecedores foi à falta de contato e atenção pessoal dispensados a eles.
49% responderam que a atenção recebida por parte de seus fornecedores era de baixa qualidade.
Esses resultados permitem-nos chegar a uma simples conclusão:
Só produto e preço não garantem a fidelidade do cliente!
O que vai garantir a fidelidade do cliente é a satisfação de suas necessidades básicas. E, nesse sentido, não devemos jamais nos esquecer que, antes de qualquer coisa, o cliente é gente!
Assim, quando um cliente entra em sua loja, tudo o que ele deseja é ser bem atendido, e receber atenção e empatia por parte do funcionário que o aborda.
Numa concepção mais genérica, o cliente procura uma solução para o seu problema. Nesse contexto, entendemos a palavra problema de uma forma ampla: pode ser à busca de uma satisfação, a compra de um produto ou uma orientação para a escolha de um produto. Não importa! Qualquer que seja o seu problema, o cliente quer vê-lo resolvido!
E é essa a função do funcionário que o atende: Resolver o problema do cliente.
É isso que vai garantir a diferenciação da sua loja perante a concorrência.
Por definição, a diferenciação é obtida pela diferença entre o serviço prestado e a