Historia da biologia
A humanidade desde sempre tentou estudar os seres vivos como também os fenômenos que o acometem, onde nos seus primórdios, o ser humano aprendeu a utilizar as plantas e os animais em seu proveito. As concepções sobre os fenômenos da vida, como sua origem e os processos as quais se dão, foram um dos passos fundamentais para o desenvolvimento da história natural e a biologia, onde as civilizações e as sociedades pelas quais ela passou teve um papel fundamental, para o seu desenvolvimento, pois, cada período de tempo e cada sociedade possui um objetivo, embora muita das vezes a sociedade não aceite os conhecimentos adquiridos através da ciência, como exemplo as ideais de Darwin, a cerca da evolução, onde foi muito repercutida tanto no meio cientifico, quanto no meio religioso, pois a sociedade ao quais as ideias foram divulgadas estava fundamentada em ideias religiosas, mas mesmo com a respaldo de uma sociedade religiosa os estudos de Darwin foi bastante difundido na época.
Com o acumulo do conhecimento, o ser humano, aprendeu, por exemplo, a evitar plantas venenosas e como tratar os animais, cuja observando o comportamento dos animais, adotou técnicas de caça. Partindo também dos conhecimentos acerca da utilidade e da época de frutificação de variados vegetais, desenvolveu a agricultura, aprendendo a garantir, de maneira mais constante e previsível, o sustento das comunidades. Os conhecimentos na área da biologia, embora empíricos e como exercício prático do dia a dia, existem já desde a época da pré-história.
2. CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE
Os primeiros seres humanos tiveram e transmitem o conhecimento sobre plantas e animais para aumentar suas chances de sobrevivência, este pode ter incluído o conhecimento da anatomia humana e animal e aspectos do comportamento animal (tais como padrões de migração). No entanto, o primeiro ponto de viragem importante no conhecimento biológico veio com a Revolução Neolítica cerca de 10.000 anos atrás.