História Biologia
CAMPUS REALEZA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Aline Maria Tonet
Dgudi f. Gatti Franciele Marzec Juliano Thomazi da Cunha Robson André Yurkoski
PROJETO INTEGRADOR 2ª FASE:
“Reflexões sobre as Ciências Biológicas e seu campo de atuação”
Realeza/PR
1. Reflexões sobre as Ciências Biológicas e seu campo de atuação
1.1 Características das Ciências Biológicas e seu campo de atuação
Quando questionados sobre o que significa a palavra biologia, logo nos recordamos dos conceitos e definições apreendidos durante nossa trajetória escolar pelo ensino médio, aplicadas pela relevância e precisão como “estudo da vida”. Partindo desta consideração e da amplitude do termo “vida”, é que somos convidados a conhecer melhor a natureza e suas especificidades através do curso de ciências biológicas, muito importantes na identidade humana, no manejo do meio ambiente vivo, como também da natureza da mente e da realidade.
Neste sentido, buscamos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (Brasília, 2001) definição para biologia, esta é “a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza”.
Segundo este mesmo parecer, o curso de Ciências Biológicas tem por finalidade proporcionar aos formados na área a compreensão sobre a origem da vida e sua organização através do tempo, sob as modificações ocorridas no decorrer da evolução, que resulta numa multiplicidade de formas na progressão da ação evolutiva. Esses organismos, não vivem isolados principalmente quando se trata de seres humanos, pois estabelecem analogias que dependem uma da outra para que suas funções