estudo dirigido
1. Como é concebida a Teoria do Papel? Como o autor trata a questão da identidade?
A Teoria do Papel foi concebida com base na ideia de que a sociedade modela o que você vai ser, o papel que exercerá, mesmo que inconscientemente. O autor apresenta a identidade como algo que achamos que nos é próprio, mas que na verdade também é definido pela sociedade. Nossa identidade, nossa personalidade, é moldada de acordo com o que a sociedade quer que sejamos, ela é, segundo Berger, atribuída, sustentada e transformada socialmente. Ainda podemos entender do texto que cada um de nós exerce um papel social, representamos algo, mas ainda isso é apenas reflexo do que a sociedade espera de nós.
2. Por que, segundo Berger, quase sempre desejamos exatamente aquilo que a sociedade espera de nós?
Porque à medida que respondemos ao que a sociedade espera de nós, encontramos satisfação. Corresponder às expectativas que a sociedade tem para nossos papéis e identidade proporciona um sentimento de adequação, em que se sente parte do todo. Esse desejo de ser o que a sociedade espera de nós pode ser evidenciado nos momentos em que mudamos o que somos porque a sociedade não nos aceita mais do jeito que éramos.
3. Qual a conexão que há entre as duas abordagens citadas por Berger? Qual ponto de vista sobre a realidade social ela apresenta?
A conexão entre as duas abordagens é feita através da teoria do grupo de referencia, que são grupos onde as opiniões, convicções e o direcionamento das ações exercem grandes influencia na formação da opinião pessoal do individuo, oferecendo um ponto de vista sore a realidade social, que pode ser ideológico ou não, mas terá parte da participação da pessoa nesse grupo restrito.