Vendas Pessoais
Com o passar do tempo, o consumidor se tornou mais exigente e melhor informado sobre seus direitos. Criando uma necessidade na profissionalização dos vendedores.
Agora o vendedor pesquisa sobre o seu consumidor, identifica, satisfaz seus desejos e necessidades, tornando o benefício recíproco e criando assim, um vínculo e fidelização de ambas as partes.
Junto com essas mudanças e estudos do mercado, Kotler e Keller sugerem as seguintes etapas para uma venda positiva:
1. Prospecção e qualificação: identificação e qualificação dos clientes potenciais.
2. Pré-abordagem: coleta de informações sobre o potencial cliente e decisão sobre a melhor abordagem.
3. Apresentação e demonstração: contato com o potencial cliente e apresentação completa do produto, incluindo suas características, diferenciais e pontos fortes.
4. Superação de objeções: ouvir e entender as necessidades do potencial cliente, com o objetivo de superar as barreiras de resistência.
5. Fechamento: reconhecer os sinais emitidos pelo cliente e iniciar o fechamento de uma venda.
6. Acompanhamento e manutenção: são procedimentos necessários para assegurar a satisfação do cliente e a recompra do produto. Ainda hoje muitas empresas adotam o método tradicional, porém modernizado, das vendas pessoais. Exemplos delas são as empresas de cosméticos e produtos de beleza, como a Natura e Avon, que tem seu maior público conquistado em suas próprias casas, com demonstração de catálogos, amostras de