Plano de cargos, carreiras e salários - ECT
No âmbito corporativo, competitivo e globalizado, as empresas precisam cada vez mais buscar pessoas capazes de ter um diferencial de mercado: agregar valor à organização. Para isso é necessário que a empresa através da gestão de pessoas esteja alinhada à nova tendência: investir no capital humano. Assim, a implantação do PCCS é de fundamental importância para a realização dos colaboradores no tocante à remuneração justa e compatível ao cargo. Esse trabalho busca abordar a importância da estruturação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos).
A proposta do plano de cargos e salários baseia-se no desenho e atividades desenvolvidas de cada cargo existente na organização, também pode ser elaborada através de entrevistas realizadas com os funcionários da empresa e pesquisas mercadológicas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com Chiavenato (1999, p.8), “gestão de pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionado às “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensa e avaliação de desempenho.”
Conforme Carioca (2004), a gestão com pessoas tem de possuir foco integrador, por estar intimamente ligada às outras funções da organização, e uma visão estratégica por estar inserida no processo de decisão organizacional. Além disso, está incluída na missão da empresa, no seu planejamento estratégico, nos objetivos traçados e nos resultados a serem alcançados.
A gestão de pessoas acompanha o desenvolvimento das funções com o objetivo de comparar os resultados obtidos com os que foram planejados capacitar os colaboradores para uma consciência de enfrentar novos desafios, manter a motivação e o comprometimento com os objetivos propostos e resolução de problemas
3. SOBRE A EMPRESA
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT é uma empresa da Administração Pública Federal indireta, vinculada