Laminação e Caracterização
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
PRÁTICA 8: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E DUREZA TOTAL DE ÁGUA
Aluno: Thiago de Freitas Cancio
Matrícula: 277470
Introdução.
A água dura é aquela que possui sais de cátions cálcio (Ca2+(aq)), magnésio
(Mg2+(aq)), que são insolúveis em água e reagem com os ânions dos sabões, produzindo compostos insolúveis. As quantidades desses cátions determinam a dureza da água. Esses íons presentes na água podem eventualmente se combinar com outros íons formando sais insolúveis.
Quando a água é assim, por mais que se tente, não é possível produzir a espuma característica dos sabões em água, assim como a limpeza não é efetuada com eficiência, pois esses sais insolúveis precipitam e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.).
Referencial Teórico.
Dureza.
Há dois tipos de dureza: a temporária e a permanente. A dureza temporária é causada pelos íons de Ca e Mg que, com o aumento da temperatura, colidem com íons bicarbonatos (HCO3-) e carbonatos. Esse tipo de dureza pode ser eliminada com uma simples fervura da solução. A dureza permanente da água é causada pelos íons de Ca e Mg que se combinam com sulfatos, cloretos, nitratos e outros, produzindo compostos solúveis que não saem com o aumento da temperatura.
A dureza é expressa em miligramas/litro de CaCO3 independente dos íons que a estejam causando. Podendo ser classificada como:
Água mole: < 50 mg/L CaCO3
Água com dureza moderada: entre 50 e 150 mg/L CaCO3
Água dura: entre 150 e 300 mg/L CaCO3
Água muito dura: > 300 mg/L CaCO3
Titulações complexométricas com EDTA.
O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) produz complexos muito estáveis com diversos íons metálicos. É muito importante o ajuste do pH do meio durantes as titulações com EDTA, já que a ação máxima complexante da substância é em meio fortemente alcalino.