Vem Dan Ar
O filme mostra o cotidiano de uma escola,onde os alunos pertencem a classe baixa e vivem em ambientes familiares conturbados ,com trafico,prostituição e alcoolismo.
Na escola havia um programa de assistência aos infratores,onde eram obrigados a praticar atividades extraclasse,porem ainda não existia uma atividade para ocupar esse tempo.
Em uma noite,um professor de dança de salão,presenciou um dos alunos destruindo um carro na rua,depois de ter sido barrado na festa que acontecia próximo ao local.
O professor sentiu o interesse em ensinar voluntariamente aos alunos infratores,apesar de não acreditar que iria dar certo a gestora aceitou.
A convivência e a proposta de inicio não fora bem aceito pelos alunos,que consideravam a dança de salão uma “dança para branquelos”.
Com muita dedicação,paciência e uma forma diferenciada,o professor conseguiu ensiná-los.
Com a dança,seus alunos estavam aprendendo a se aceitarem e principalmente acreditarem em suas capacidades.
Com plena confiança no potencial de seus alunos,o professor resolveu inscrevê-los no concurso anual de dança de salão onde irião competir com profissionais.
No dia do concurso os profissionais seguiram as regras(dançar em dupla),diferente dos alunos que dançaram em trio,e não levaram o premio,apesar de terem sido os melhores nas apresentações.
Com uma visão de estudante em Pedagogia,pude constatar que a atitude do professor do filme,é o que realmente falta nos profissionais da Educação de hoje.
Acreditar e fazer valer a pena as capacidades coletivas e individuais dos alunos,estabelecendo uma relação de respeito e afetividade para com os mesmos.