cinema independente americano
1 O QUE É?
O cinema independente, também chamado de indie surgiu em contraposição ao cinema de estúdio. Segundo Pearsin e Simpson: “o termo ‘cinema independente’ refere-se a uma prática cinemática que, de alguma maneira apresenta-se como alternativa”. Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com orçamento reduzido.
2 CARACTERISTICAS:
Montagem com cortes rápidos e perturbador da atmosfera fílmica;
Produções baratas - financiadas pelos próprios diretores;
Atores pouco conhecidos;
Muitas filmagens nas ruas, em oposição aos estúdios;
Tramas com idas e vindas ao tempo, rompendo com a narrativa linear tradicional;
Liberdade estética: cortes repentinos e a câmera em qualquer ângulo ou posição;
Temas cotidianos e tabus;
Roteiro bem livre.
3 ARTISTAS:
Peter Fonda e Dennis Hopper
Atores pouco conhecidos;
4 INFLUENCIAS:
VINHA DOS TEATROS OFICINAS
5 PRINCIPAIS FILMES:
6 UM POUCO SOBRE CADA FILME:
7 UM POUCO SOBRE CADA FILME:
8 MAIOR DIREITOR:
# JOHN NICHOLAS ( ISSO NÃO VAI ENTRAR NO SLID MAIS QUEM FOR FICAR COM ESSA PARTE É BOM LER UM POUCO MAIS PODEMOS ACRESCENTAR MAIS ALGUMA COISA EM UM OUTRO SLID).
Paralelamente à carreira de cineasta, Cassavetes atuou em filmes como "Os 12 Condenados" (de Robert Aldrich, 1967), pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante, e "O Bebê de Rosemary" (de Roman Polanski, 1968). Outras notáveis aparições incluem "The Killers" (de Donald Siegel, 1964) e A Fúria (de Brian DePalma, 1978).
Suas três obras-primas durante os anos 1970 foram produções independentes. "Uma Mulher Sob Influência", de 1974, o qual Gene Rowlands atuou de modo brilhante como uma problemática incompreendida dona de casa de classe médio-baixa norte-americana. Ela recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto Cassavetes foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor.
Cassavetes morreu de cirrose hepática em 1989, aos 59 anos, deixando a esposa Gene