An Lise Do Filme Vem Dan Ar
Análise do filme Vem dançar
Prof. Ana Maria Del Grossi F. Mota
Disciplina Pedagogia
• RELAÇÃO ENTRE O FILME E ALGUNS CONCEITOS
CONSTRUTIVISTAS
• No filme “Vem dançar” podemos destacar algumas personagens que mediante novos conhecimentos, sua estratégias, compreensão e interpretação da realidade tiveram certas posturas que nos permite fazer a ligação entre suas ações e conceitos importantes da teoria construtivista
A diretora
• No primeiro momento destacamos a postura da diretora que utilizava uma metodologia com traços tradicionais, impondo regras que deveriam ser seguidas, verifica-se, no entanto, que os alunos obedeciam ou não as regras impostas pela diretora demonstrando a presença da heteronímia e estas regras não entravam no critério para o juízo moral do aluno, por não perceberem as razões de ser destas regras (leis).
• Com o desenvolvimento da história percebemos que a diretora demonstrava compreensão política da educação para os jovens da comunidade, ou seja, trabalhava com o objetivo de proporcionar a eles oportunidade de mudança e transformação. Percebemos com isto a afetividade, ou seja, o desejo dela em proporcionar mudança e transformação no modo ser daqueles alunos acreditando mudanças haveria, mesmo que não ocorresse com todos, mais estava com sua maneira fazendo algo pelos alunos daquela escola.
• Este fato também foi observado na sua reação contraria diante da proposta do professor que gostaria de desenvolver na escola um projeto, porém utilizando a exclusão de alguns aluno.
Professor de matamática
• O professor de matemática que pretendia desenvolver um projeto que alcançaria apenas os “melhores” alunos, demonstrou que não acreditava na mudança dos alunos.
Ao excluir alguns alunos de seu projeto tiraria a oportunidades de transformações e mudanças destes alunos. • Ao contrario do professor de dança afirma que todos os seres humanos são capazes de aprender e que apenas o modo como essa possibilidade é