velocidade
Velocidade da reação Química
Catálise, é o aumento da velocidade de uma reação, devido à adição de uma substância (catalisador); sendo assim, a catálise pode ser simplesmente definida como sendo a ação do catalisador.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a pressão, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química.
1ª experiência:
TEMPO: utilizando 2 comprimidos de Sonrisal e dois copos de 350 ml de água cada. Com o objetivo de observar e de comparar o tempo de efervescência de cada comprimido em situações diversas.
Passo 1:
Em dois copos cheios de água natural (350 ml). Em um dos copos foi colocados um comprimido Sonrisal macerado e no outro copo foi colocado um comprimido inteiro; cada experiência foi cronometrada para obter o tempo de efervescência.
O objetivo era analisar a efervescência do produto de acordo com a proposta do trabalho.
Resultado: O copo com água em que foi colocado o comprido macerado a reação de efervescência foi mais rápido durando 40 segundos, já o copo com água em que foi colocado o comprimido inteiriço teve um tempo maior durando a efervescência por 01h01min.
2ª experiência:
TEMPERATURA: Utilizado dois copos com 350 ml de água e dois comprimidos (Sonrisal). Tendo o objetivo de observar e comparar o tempo de efervescência dos comprimidos em temperaturas diversas.
Cronometrado a efervescência nas duas situações:
Foi colocado um comprimido (Sonrisal) em um copo com 350 ml de água gelada, e outro comprimido em outro copo com 350 ml de água Quente.
O objetivo era analisar o tempo de efervescência do comprido em temperaturas diferentes.
Resultado: O comprimido colocado no copo com água quente teve um tempo de efervescência mais rápido de 44 segundo, já o copo de água gelada teve um período de 1:22 para obter o mesmo resultado.