Quimica Orgânica Aplicada
A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos, teoria proposta em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório. Entretanto, provou-se que o homem conseguia sintetizar compostos orgânicos em laboratório, em 1828, o cientista Friedrich Wöhler (1800-1882) produziu pela primeira vez uma substância orgânica em laboratório, a ureia ((NH2)2CO).
Porem Percebeu-se que a definição de Bergman para a química orgânica não era adequada, então, o químico alemão Friedrich August Kekulé propôs a nova definição aceita atualmente: que a “Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”.
As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho e é válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
Na área industrial os compostos orgânicos estão nos diversos processos, como matéria prima ou como produto final, esta envolvida nos vários seguimentos industriais, como área farmacêutica, alimentícia , área de energia, combustíveis e tantos outras, podemos dizer que a química orgânica está em quase tudo que consumimos.
2 – Objetivo Geral e Especifico
Estudar o conhecer os diferentes usos e produtos da química orgânica.
Descobrir as diversas aplicações da química orgânica na área industrial.
3 – Desenvolvimento
Atualmente aproximadamente dez milhões são os compostos existentes, e cerca de nove milhões são de compostos orgânicos. A química orgânica tem uma presença constante na nossa vida cotidiana e tem uma ligação forte com áreas importantes, como por exemplo, saúde, agricultura, energia, ambiente, transporte e muitos outros.
3.1