latim -Gênesis e Metamorfoses de Olívio
Logo, esta atividade se baseará nas três linhas básicas a poesia, o mito e a ecologia.
A poesia foi, incialmente, sentimento. O homem escutou a voz íntima que lhe falava em silêncio, e a cantou. Pouco a pouco, porém, à proporção que ia sentindo a vida e a beleza das coisas que o rodeavam, começou a recorrer a estas, para definir e dar corpo à sua emoção. E a imagem apareceu , ornando , enfeitando, enriquecendo a poesia.
É através do poder mistérios das palavras ( concretizada na forma poética) que o poeta quer tornar visível o sonho intelectual e descobrir um novo sentido par ao universo.
Na poesia o que vemos é uma associação de imagens. O poeta busca construir, por meio de palavras, imagens que representem seus sentiemntos , suas ansiedades em relação às coisas e ao mundo.
Com relação ao mito, são inúmeras as narrativas da criação CÓSMICA E HUMANA, e muitas apresentam pontos em comum: PREEXISTÊNCIA DE UMA DIVINDADE; CRIAÇÃO REALIZDA SOB ORDEM DIVINA; O HOMEM – COROAMENTO DA CRIAÇÃO – FORMADO DA TERRA COMO UM VASO, REFLEXO DA DIVINDADE. Assim, a narração da origem do universo é uma genealogia, ou seja, é a narrativa da geração dos seres, das coisas, po outros seres, que são seus antepassados.
O livro judaico-cristão do “Gênesis” é uma epopeia, é o livro dos inícios. Trata da criação da natureza, dos céus e da terra, “com todo seus exército”. Da origem do homem e da mulher, enfim como DEUS fez o COSMOS ( mundo ordenado e organizado) . A linguagem é simples, mas viva e a partir de uma massa informe deu-se a “explosão multiforme da vida”.
Já