John Ruskin
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FRANCISCO BELTRÃO
CURSO SUPERIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO
EMELINE PIERA COGO - 144145
WILLIAN ERNESTO FAÉ - 134576
BIOGRAFIA SOBRE JOHN RUSKIN
Francisco Beltrão – PR
2014
EMELINE PIERA COGO - 144145
WILLIAN ERNESTO FAÉ - 134576
BIOGRAFIA SOBRE JOHN RUSKIN
Trabalho de curso apresentado ao Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Universitária de Francisco Beltrão, Universidade Paranaense, como requisito avaliativo para obtenção de nota bimestral.
Orientador(a): Ana Paula Wednehausen Barreto Lima
Co-orientador(a): Guilherme Daltoé
Francisco Beltrão – PR
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_______________________________________________________4
VIDA E CONTRIBUIÇÕES DE JOHN RUSKIN______________________________5
BIBLIOGRAFIA ______________________________________________________9
INTRODUÇÃO
John Ruskin (1819-1900) foi uma personagem múltipla, e sua atuação não se limitou apenas à crítica de arte e arquitetura e crítica social, mas foi um exímio desenhista, seus estudos estenderam-se à história, poesia, geografia, botânica, geologia, entre outros saberes. Apesar de tantos interesses, Ruskin não foi um filósofo e nem pautou sua crítica em rígidos pressupostos filosóficos. Foi através de seus personalíssimos escritos sobre a arte e a arquitetura que, em meados do século XIX, seu nome ultrapassou as fronteiras inglesas e conquistou admiradores no mundo todo.
John Ruskin
A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.
- John Ruskin
Durante o século XIX na Inglaterra, vários movimentos intelectuais defendiam a conservação de monumentos históricos, monumentos estes que ganharam força, tendo como