Veiculos autoguiados
Veículos autoguiados ou mais comumente chamados AGV (Automatic Guided Vehicle) são robôs com a capacidade de se movimentar em lugares pré-determinados de forma autônoma sem se chocar com outros elementos a sua volta.
Realizam tarefas como a de transporte de cargas pesadas, tarefas insalubres, coleta de amostrar em lugares de risco. São robôs com alta durabilidade, grande robustez, grande mobilidade e programáveis facilmente.
ATV – Johannes Kepler
ATVs (Automatic Transfer Vehicle) são veículos autoguiados utilizados pela indústria aeroespacial para transportar materiais, suprimentos e ferramentas às estações espaciais. Este em particular foi o segundo criado pela ECA (European Space Agence), encarregado de transportar suprimentos à estação espacial internacional. É composta de uma estrutura metálica resistente ao eventual choque com meteoritos, 4 motores e 28 propulsores, compartimentos de carga, sensores de encontro e placas solares que capazes de carregar totalmente a bateria do ATV.
Funcionamento : 75 minutos após o lançamento, quando o desprendimento da espaçonave é confirmado o ATV se torna completamente automático. Em seguida ele realiza uma série de movimentos orbitais pré-programados pelo Centro de Controle, chegando próximo ao ISS (International Space Station). Tendo se posicionado ele está pronto para atracar a estação espacial. O ATV, então, estabelece uma conexão com a ISS permitindo a navegação precisa à estação pela tecnologia GPS nele integrada. A uma distancia de 249m da estação o ATV diminui sua velocidade e utiliza de computadores e sensores de medição para se acoplar perfeitamente.
Onde/como se utiliza: o ATV Johannes Kepler foi utilizado por 6 meses (desde o dia 16 de Fevereiro de 2011 como uma extensão da ISS. Foi responsável por levar suprimentos e equipamentos aos astronautas da estação além de vídeos de suas respectivas famílias. Foi utilizada pela agencia espacial europeia. Os ATVs são utilizados para