Química
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar os materiais químicos aplicados a engenharia mecatrônica. Para tal, foi realizado um estudo mais aprofundado sobre o tema, utilizando como fonte livros e internet.
Para entender, primeiramente será mostrado o que é a mecatrônica e depois serão abordados os dois principais componentes dos equipamentos eletrônicos, que é a principal área da mecatrônica, o silício e o germânio.
2. MATERIAIS QUIMICOS APLICADOS A ENGENHARIA MECATRÔNICA:
2.1.O que é mecatrônica?
O gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de uma indústria moderna exigem ferramentas sofisticadas para gerenciamento em tempo real dos diversos processos integrados (a exemplo de planejamento da produção, controle dos processos, segurança, produção limpa, entre outros). Essacomplexa integração incorpora outros tipos de conhecimento que se somam ao do manuseio das ferramentas computacionais. Entre eles, destacam-se o domínio sobre os processos de manufatura, gestão dos sistemas, sistemas de informação (bases de dados inclusas), sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, tecnologia de sensores e atuadores e redes de computadores. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos.
Um sistema mecatrônico pode realizar tarefas de aquisição de sinais, processamento digital e ao processar os sinais, tendo por fim a movimentação de equipamentos ou peças integradas a um sistema mecânico. A comunicação entre os dois sistemas é intermediada por sensores, microprocessadores e controladores, dando mais inteligência e liberdade ao equipamento que pode, assim, detectar variações e interagir com o ambiente. A característica da inteligência em equipamentos mecânicos resume um sistema mecatrônico.
Exemplos de sistemas mecatrônicos são: máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviço; sistemas para automação de máquinas e processos; máquinas com controle digital; veículos