a atualidade da ética
A ÉTICA E OS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO O desafio do nosso tempo é o fato de que a ética não é praticada, onde o Direito e a Justiça não se relacionam. A pessoa humana já não é uma prioridade na sociedade. Se o comportamento segundo a ética fosse praticado por todos, teríamos um mundo melhor. A ética não existe apenas para o filósofo, existe para todas as áreas. Questões sobre repor a pessoa humana no centro das preocupações éticas, com ações, ética é prática diária.
LEGALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE
Presenciando um avanço tecnológico e também um avanço na marginalidade, onde crianças também são vítimas da fome e miséria. Uma pequena porcentagem de pessoas tem acesso a essas tecnologias e uma grande porcentagem não recebe nenhum benefício com isso e até mesmo podem ser prejudicadas por esses avanços. A desigualdade social, econômica e política têm uma proporção tão grande que as palavras de ordem Liberdade, Igualdade e Fraternidade, valores da Revolução Burguesa, que levou a própria burguesia a abandonar essas palavra e mantê-las apenas em termos formais.
SER HUMANO E NATUREZA ASSOCIATIVA
Capaz de conviver em sociedade, o ser humano exerce direito, onde o de cada um é interligado com o do outro. A compreensão das pessoas em não ser egoísta a tal ponto de cada um cuidar do seu direito teve um avanço pequeno. O caráter associativo da pessoa humana é isso, o reconhecimento de viver em sociedade sabendo dos direitos próprios e externos. O autor Kant, ressalta que o ser humano necessita da companhia de outro para se associar e atender a uma necessidade própria, buscando algo em troca.
RESPONSABILIDADE ÉTICA
O ser humano tem a capacidade do reconhecimento entre o bem e o mal, o justo e o injusto, segundo Aristóteles. Pelo fato de sermos livres, dotados do livre arbítrio, o ser humano não pode ter o pensamento aprisionado. A possibilidade de conhecimento do justo e injusto não determina nosso comportamento, pois