A ÉTICA NA ATUALIDADE
A Ética na Atualidade, diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Trás referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário atual. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do ser humano, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom censo sem ferir o outro ou a coletividade.
Palavras-chave: Ética; Ética Aristotélica; Filosofia.
1 INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos da ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o ser humano se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e as razões para a justiça e a harmonia das condutas. Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários filósofos, dando assim, diferentes conceitos.
2 UMA VISÃO SOBRE A ÉTICA NA ATUALIDADE
Estudando a teoria ética aristotélica e comparando ela com a nossa realidade, parece-nos a primeira vista que o ser humano em grande parte esqueceu ou optou por distanciar-se de certos valores formadores de sujeitos íntegros.
Ressaltando, que o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na sociedade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o ser humano.
A sociedade, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.