trabalho avaliativo
Na economia de mercado, a maior parte da produção econômica (de bens e de serviços) é resultante das empresas privadas: fabrica, comercio, prestação de serviços controlados por cidadãos particulares. Ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. O Estado interfere na atividade econômica para regulamentar e atender setores como: energia, segurança, educação, saúde e outros.
A economia estatal planificada, a produção econômica é dirigida pelo Estado. As fabricas, o comercio e os serviços são controlados por empresas estatais. Os trabalhadores são funcionários do Estado. Somente o Estado detêm a propriedade dos meios de produção. Nesse sistema, a produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, visando atender às necessidades sociais que esse órgão centralizador planejou. Não existe o produto particular disputando, no mercado, a venda do seu produto.
Entre esses dois sistemas opostos, há uma variedade de sistemas econômicos mistos que buscam harmonizar, em diversas proporções, o domínio do setor privado (livre iniciativa) e o setor publico (empresas estatais)
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1917188-economia-mercado-economia-planificada/#ixzz2QjFACZdg
Uma economia de mercado – dita economia capitalista do ponto de vista dos sistemas económicos – é um conjunto de mercados livres, na perspectiva em que a única coordenação destes é a efectuada pelo mecanismo dos preços, isto é, pela “mão invisível”. Nestas economias a afectação de recursos é determinada pelas decisões de produção, de compras e de vendas tomadas pelas empresas e pelas opções das famílias. Nestas economias a articulação existente entre os planos dos