Vegetação Herbácea e Arbustiva
O arbusto é bastante confundido com as arvores por possuírem caules lenhosos, porem, este se diferencia por apresentar geralmente um porte reduzido e principalmente a característica que o difere é que as plantas arbustivas de modo geral iniciam sua ramificação no tronco junto ao solo. Arbustivas: constituídas de arbustos dispersos e isolados por vegetação rasteira. As paisagens arbustivas recebem denominações locais: cerrados, no Brasil Central, savanas, na África, e jângal, na Índia.
Cerrado
Predomina em quase todo o Brasil Central, parte de Minas Gerais, parte ocidental da Bahia e sul do Maranhão, nas áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas, uma seca e outra chuvosa. Além disso, apresenta-se em forma de manchas em vários pontos do território, como é o caso dos estados de São Paulo e Paraná, utilizado pela pecuária há mui¬to tempo. Entretanto, nos últimos anos, ele tem sido ocupado pela agricultura, com êxito.
Savanas
A savana é uma formação vegetal formada por ar¬bustos espalhados e com uma composição gramínea de base. Aparece bordejando as florestas equatoriais, em climas tropicais típicos, com uma estação seca e outra chuvosa. É o hábitat natural dos animais de grande porte da África. No Brasil, a savana está representada pelo cerrado.
Complexo do pantanal
Recobre a planície do pantanal Mato-Grossense. E uma formação vegetal que possui espécies vegetais da floresta, dos campos, do cerrado e mesmo plantas xerófilas da caatinga. Constitui importante área de criação de gado, além do extrativismo vegetal.
Caatinga
Localiza-se na região de clima semi-árido do Nordes¬te brasileiro e é constituída de vegetais xerófilos, como é o caso das cactáceas (mandacaru e xiquexique).
Apresenta grande heterogeneidade quanto ao aspecto e à composição vegetal. Em certos trechos, forma uma mata rala ou aberta (de caá = "mata" e tinga = "branco"), e em outros o solo apresenta-se quase a descoberto, possuindo arbustos isolados.