Biomas brasileiros
I) Formações Florestais ou Arbóreas 1. Floresta Latifoliada Equatorial ou Floresta Amazônica
A floresta Amazônica é mais importante e maior floresta equatorial do planeta. Também é conhecida por Hiléia Brasiliensis, nome científico atribuído pelo geógrafo, naturalista e explorador alemão Alexander Von Humboldt e devido sua insalubridade foi denominada de Inferno Verde por Alberto Rangel. Apresenta as seguintes características:
- é heterogênea (possui grande variedade de espécies);
- higrófila (de ambiente úmido);
- latifoliada (de folhas largas e grandes);
- perene (sempre verde);
- autofágica (se alimenta de si mesma com a grande quantidade de humus resultantes da decomposição das folhas, galhos e trocos;
- densas e fechadas (de aspecto sombrio (escuro) no seu interior, sem vegetação rasteira e com árvores de grande porte;
- os solos em geral são pobres.
A floresta Amazônica está localizada nas baixas latitudes, onde o clima é quente e superúmido. Ocupa aproximadamente 40% do território brasileiro - em uma área que abrange a totalidade da Região Norte, o norte de Mato Grosso e o oeste do Maranhão -, estendendo-se ainda pelos países vizinhos: Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia e Guiana Francesa.
As variações locais de clima, solo e relevo são responsáveis pela existência de diferentes tipos de vegetação dentro do conjunto amazônico: Mata de Igapó, Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
a. A Mata de Igapó ou Caaigapó – Parte da floresta situada junto aos rios onde o solo se encontra inundado. Ocorre principalmente no baixo Amazonas e reúne espécies como açaí, cipó e vitória-régia. Solo arenoso e não cultivável.
b. A Mata de Várzea é própria das regiões que são periodicamente inundadas, denominadas terraços fluviais. Intermediária entre os Igapós e a Terra Firme, as espécies da mata de Várzea têm formações variadas, como seringueira, palmeira, jatobá e maçaranduba. A