politica ambiental no brasil
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia, refere-se a um dos biomas brasileiros, o Cerrado.
CERRADO
SUMÁRIO
Introdução________________________________________04
Desenvolvimento___________________________________05
Conclusão________________________________________06
Referências Bibliográficas____________________________07
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será realizado o estudo de um dos bomas brasileiros: o Cerrado e suas características. Essa pesquisa é importante devido a imagens de satélite que mostram que 57% da área original do Cerrado já está desmatada. Se a devastação continuar nesse ritmo, até 2030 o bioma pode desaparecer. A biodiversidade do Cerrado também está ameaçada.
DESENVOLVIMENTO
O território brasileiro apresenta diversos tipos de florestas e de vegetação arbustiva e herbáceas. Estima-se que haja no Brasil 56 mil espécies nativas de vegetação superiores.
No Brasil, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias e a Mata dos Cocais constituem as formações florestais (predomínio de árvores).
Entre as formações arbustivas (predomìnio de vegetação arbustiva e herbácea), destacam-se a Caatinga e os Campos. Aparecem ainda o Complexo do Pantanal e Vegetação Litorânea.
O Cerrado é constituído por dois estratos: um superior, composto de arbustos e de pequenas árvores retorcidas e dispersas , e um inferior, formado de gramíneas. Desenvolve-se em clima tropical com verão úmido e inverno seco. Por esse motivo seu aspecto é verdejante no verão e seco no inverno. Há uma variedade muito grande de cerrados que podem aparecer em áreas periféricas ou de transição para a Floresta Amazônica e para Caatinga.
Com cerca de 2 milhões de Km², o Cerrado abrange áreas de 12 estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônio, Mato Grosso, Goiás