violencia doméstica
•Metodologia Científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos:
- Gerar novos conhecimentos
- Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.
A pesquisa social pode construir o conhecimento científico, isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada. Este conhecimento científico é transmitido de forma lógica, racional, através de processos formais de aprendizagem.
Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social, é através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter na sua essência a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais. O conhecimento a ser construído pela investigação vislumbra não somente a compreensão e explicação do real, mas a instrumentalização das ações profissionais. O pesquisador, em uma mesma pesquisa, poderá ter diferentes motivos para investigar, mas sempre terá um motivo central que irá impulsionar.
No que se refere especificamente ao Serviço Social, a pesquisa deve proporcionar um aprofundamento do conhecimento na área a fim de resultar em melhores decisões e intervenções positivas no contexto social que a pesquisa está inserida. Assim, segundo Lopes (2008), a construção de um novo saber baseado em uma pesquisa ou processo de investigação, realiza um movimento dialético que consiste em:
1) análise e crítica do objeto base da pesquisa;
2) construção de novos conhecimentos
3) síntese do