A política ambiental no Brasil
A partir do final da década de 1970, os movimentos ambientalistas começaram a se manifestar diante do alto grau de degradação do meio ambiente,
Em razão das pressões exercidas por esses movimentos sociais, o país estabeleceu uma nova legislação ambiental, que faz parte da Constituição Federal promulgada em 1988.
Considerada uma das mais avançadas do mundo, a legislação brasileira se destaca não só pelos direitos e deveres dos cidadãos e das empresas, mas também pelas normas para uso dos recursos naturais.
No entanto, as sanções previstas em lei muitas vezes não são aplicadas, sobretudo quando os fatos envolvem os interesses de grandes capitais privados.
O texto seguir ilustra a questão. Leia-o atentamente. Vai ficar só na espuma?
O maior desastre ambiental do país instala o caos em oito cidades e pode ficar sem punição NELITO FERNANDES, DO RIO O maior desastre ambiental do Brasil começou como um típico acidente de empresa de fundo de quintal. Velho, sem conservação e cheio demais, o depósito de lixo tóxico de uma indústria de papel na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro começou a vazar no dia 28 uma mistura malcheirosa de soda cáustica, cloro ativo e lignina, substância que dá resistência à madeira. Os funcionários tentaram conter a enxurrada com cinco tratores. Só avisaram o Ibama no dia seguinte.
Já era tarde. A espuma venenosa equivalente a 600 piscinas olímpicas avançava por 180 quilômetros dos rios Pomba e Paraíba do Sul. O abastecimento de água na área mais pobre do Estado do Rio de Janeiro entrou em colapso,