Veblen
Trata-se de bens de consumo ostentatório, exemplos seriam iates, obras de arte e jóias. Para que produtos atinjam esse patamar, é necessário que se estabeleça um alto valor emocional ao produto, chamado valor agregado que é alcançado com a utilização das ferramentas de marketing (preço, praça, produto e promoção). O desejo do consumidor é satisfeito à medida que consome e os detém com exclusividade, visto que a grande maioria dos membros da sociedade não tem alto poder aquisitivo paraconsumi-los.
São contrários a teoria da demanda, pois o preço e a quantidade demandada são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior o preço, mais serão procurados por aqueles que desejam status social.
Weinberg (2002) relata que o Brasil é o segundo mercado mundial de canetas Montblanc e o nono maior comprador de carros Ferrari. Depois dos Estados Unidos, também é a nação que mais compra aviões executivos e tem a cidade com a segunda maior frota de helicópteros do planeta. Recentemente, Tiffany, Montblanc e Louis Vuitton abriram novas lojas no país (ALMEIDA, 2003, p. 68).
(02) Descrição gráfica (caso exista na teoria) do bem, e sua demonstração algébrica.
O Efeito Veblen consiste no momento de escassez de um bem de luxo ofertado, desse modo à medida que o preço aumenta a quantidade ofertada diminui de forma que garanta a exclusividade deste bem.
O preço é fundamental na formação da demanda de um bem, pois determina segundo o poder aquisitivo a quantidade que será consumida. Contrário a teoria da demanda, os bens de Veblen possuem curva de demanda crescente (da esquerda para a direita), como mostra o gráfico acima.
Nos bens normais, a quantidade de um bem qualquer é inversamente proporcional ao seu preço, em contrapartida, os bens de luxo têm proporção direta com o preço e quantidade demandada, ou seja, quanto maior o preço, maior será a demanda e quanto menor o preço,