Thorstein Veblen
Dados Gerais
Disciplina
PRO503- A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Aluno/a
e-mail:
Título do Texto
A Escola Institucionalista, um visão sobre Thorstein Veblen
Autor (es)
Palavras-Chaves do Texto
Veblen
Institucionalismo
Socialismo Norte-americano
Comentário do Texto
Entre os temas centrais presentes na obra de Veblen, destacam-se o papel da classe ociosa e do consumo conspícuo na sociedade industrial. O estudo que empreendera de tais temas chegou ao grande público através de seu primeiro e mais citado livro, The Theory of the Leisure Class. Este livro veio a público em 1899, garantindo, junto à opinião pública, uma notoriedade ao autor que o seguiria até a sua morte. Em grande medida, o vigor da argumentação contida no livro, com pitadas do sarcasmo característico do autor, foi o responsável pela aceitação da obra. Heilbroner avalia que parte considerável do sucesso do livro entre os leitores não especializados se devia, em certa medida, ao ataque certeiro do autor contra o establishment da época.
O nascimento, desenvolvimento e a natureza da classe ociosa constituem também elementos importantes em outros ensaios de Veblen, mas em The Theory of the Leisure Class os temas são construídos com maior eloquência pelo autor. Há uma lógica própria na elaboração de sua teoria principal, conduzidaem meio às hipóteses mais plausíveis da etnologia do momento. Prevalece, de antemão, um certo vício teleológico no desenvolvimento de suas ideias, isto é, a argumentação é construída de modo a convencer o leitor de que as relações de causa e efeito, fundadas em análises históricas, são fatos já largamente consubstanciados. Assim, tornam-se razoáveis as ponderações que vinculam a classe ociosa a um desenvolvimento histórico-social determinado.
Ao avaliar a evolução humana, Veblen sugeriu que dois instintos foram centrais para forjar o comportamento social: o instinto predatório e o do trabalho produtivo. Tais instintos