economia - bens de veblen
Autor: Sandroni, Paulo
Editora: Record
EFEITO VEBLEN. Processo destacado pelo economista e sociólogo norte-americano Thorstein Veblen (1857-1929), segundo o qual quando ocorre uma baixa de preço de certos produtos, os consumidores sequiosos de diferenciação social são levados a abandonar o seu consumo. Inversamente, quando o preço de certos produtos se eleva, a sua demanda ou consumo, em vez de diminuir, pode aumentar pela mesma razão anterior. Nesse caso, ele é denominado “preço psicológico”, de grande influência nas estratégias de marketing na era da concorrência oligopólica.
- http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAaP8AI/nocoes-basicas-microeconomia
Bens de Veblen: bens de consumo ostentatório, o objetivo do consumidor (de alta renda) é o status do produto, quanto mais caros mais procurados.
- http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/demanda-oferta-procura.htm
Os bens de Veblen são bens de consumo ostentatório, tais como obras de arte, jóia, tapeçarias e automóveis de luxo.
Tanto os bens de Giffen como os de Veblen têm curvas de demanda com inclinação positiva, ou seja, ascendentes da esquerda para a direita. http://www.suporteconsult.com.br/newsite/noticia/pagina_artigo.aspx?arq=emy1a8qbby1.html&cod=94 Esses bens têm um comportamento bem diferente em relação a sua procura, do que os que seguem uma lógica econômica clássica. Para os bens de Veblen, sua procura aumenta quando os preços aumentam, e isso não significa que o preço aumentou porque necessariamente houve aumento na tecnologia, ou na qualidade. De fato, não há exclusivamente o desejo de se consumir esses bens pela qualidade adicional, e sim pelo status que eles agregam a seu consumidor.
O desejo do consumidor é satisfeito na medida em que ele pode consumir cada vez mais esses bens e que em contrapartida, os demais membros da sociedade têm mais dificuldade para consumi-los. Sendo assim, segundo Veblen, esse indivíduo poderá ostentar sua