vasodilatadores
Existem várias classificações de medicamentos vasodilatadores. Os vasodilatadores arteriais afetam principalmente as artérias, os vasodilatadores venosos agem nas veias e os vasodilatadores mistos têm efeito sobre as artérias e as veias. A maioria dos medicamentos vasodilatadores está na última categoria.
Os médicos prescrevem os vasodilatadores arteriais para pressão alta e insuficiência cardíaca, mas não para angina. Já os vasodilatadores venosos são bastante eficazes para a angina, sendo às vezes usados para a insuficiência cardíaca. No entanto, não são utilizados como o principal tratamento para a pressão alta.
Dentre a grande o grande numero de drogas que apresentam os efeitos de vasodilatação podemos dividi-las de acordo como o tipo de ação esperada ou especificidade de atuação:
Inibidores da ECA (inibidores da enzima conversora da angiotensina) - apresentam propriedades de vasodilatadores venosos e arteriais. Eles bloqueiam a produção da angiotensina II, uma substância química que faz os vasos sanguíneos se contraírem. Assim, uma quantidade maior de sangue pode circular nos vasos e a carga de trabalho do coração diminui.
Bloqueadores dos receptores da angiotensina II - têm o mesmo efeito dos inibidores da ECA, mas age de uma forma diferente. Em vez de impedir a produção da angiotensina II, eles bloqueiam sua ação nos músculos que revestem os vasos sanguíneos.
Alfa-bloqueadores -