Varizes
B EM-ESTAR
ADEUS ÀS
VARIZES
Fotos: Fabio Ortolan
A
s varizes são um problema que atinge grande parte da população, principalmente as mulheres.
Além do aspecto estético, a doença gera o comprometimento funcional dos membros inferiores, uma vez que as veias dilatadas se tornam incapazes de realizar sua função.
Dessa forma, a drenagem é afetada e parte do sangue que deveria retornar ao coração acaba se acumulando no local. Com isso, surgem dores, edema, úlceras venosas, flebites e até trombose. A boa notícia é: foi-se o tempo em que eram necessárias cirurgias complicadas para se livrar deste mal. Entre as tecnologias mais modernas para combater as varizes está a cirurgia por Evlt (Endovenous Laser Treatment), com recuperação simples e rápida.
O Evlt consiste na introdução de uma fibra óptica no interior da veia, que pode ser realizada por punção guiada por eco Doppler, sem necessidade de incisões com bisturi.
Quando o local de insuficiência venosa é alcançado, dispara-se o laser para ele fazer a sua parte e corrigir o problema.
Em condições normais, de modo rápido e eficaz as varizes são tratadas sem grandes sangramentos, sem necessidade de pontos e sem lesões de tecidos adjacentes. Os riscos cirúrgicos são minimizados, trazendo ainda o benefício de ser um procedimento mais estético e proporcionando retorno rápido às atividades diárias.
PÓS-OPERATÓRIO
A alta hospitalar normalmente ocorre no mesmo dia e já no seguinte são retirados os curativos e a paciente pode tomar banho normalmente, sendo encorajada a retomar o ritmo de vida normal, o que deve ocorrer ao redor do quarto dia após a cirurgia, quando ela também é liberada a dirigir. Entre o sétimo
e o décimo dia pós-operatório a paciente já está indo para a academia com orientações do educador físico para realizar exercícios de reforço em panturrilhas e condicionamento físico em geral. É um pós-operatório fácil de ser seguido e traz conforto tanto para quem realizou o procedimento quanto para a família. Outros