varizes
As doenças venosas constituem a sétima causa mais frequente de doença crônica na espécie humana, com grande demanda dos serviços de saúde não só por razões estéticas, mas também pela ocorrência de complicações, limitação de atividades e pelo sofrimento que impõem aos pacientes (Souza, et. al, 2011)
Segundo Dezotti, as varizes ou veias varicosas dos MMII são conceituadas como veias dilatadas, tortuosas e alongadas, com alterações de sua função, são mais comuns no sexo feminino, estando associadas também a outros fatores, como idade, raça, número de gestações, ortostatismo prolongado, obesidade e função intestinal.
As varizes dos membros inferiores são um problema comum, que pode afetar até 50% da população adulta. O tratamento cirúrgico das varizes não evita completamente o desenvolvimento de novas varizes, e, como consequência, a recidiva é frequente. A taxa de recidiva pode atingir 50% em 5 anos do pós-operatório. Cerca de 20% das operações de varizes dos membros inferiores são devido a varizes recidivadas (França, et al, 2005)
1.1. Objeto de Estudo
Demonstrar a importância da atuação do profissional enfermeiro no pré-operatório da cirurgia de varizes.
1.2. Justificativa
Para que a cirurgia seja bem sucedida, faz se necessário uma preparação prévia. O pré-operatório refletirá no intra e no pós-operatório.
O enfermeiro deve estar atento a qualquer alteração que possa vir a interferir no ato cirúrgico e comunicar a equipe. A integração entre paciente e equipe de saúde é extremamente necessária.
Preparar o paciente, esclarecer o procedimento, e oferecer apoio psicológico são medidas importantes. Cabe ao enfermeiro organizar e delegar funções para que esta etapa seja cumprida com sucesso.
1.2. Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo do tipo estudo de caso, as informações foram colhidas e o estudo elaborado através de entrevista e analise de dados contidos no prontuário do cliente, realizados