Img001
p Capítulo 13 dar-se-á destaque especial às áreas de atuação da organização estão das escolas, e às correspondentes açóes e procedimentos práticos.
As funções ou elementos da organização e gestão são as seguintes:
Planejamento: explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.
Organização: racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado.
Direção/coordenação:
da escola.
coordenação do esforço humano coletivo do pessoal
CAPÍTULO 7
Avaliação: comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
Nos capítulos seguintes, após a indicação dos princípios e características a gestão escolar participativa, serão apresentadas e explicitadas cada uma essas funções do processo organizacional.
íi
PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DA
GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
A
educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, procedimentos, atitudes e valores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola. A principal função social e pedagógica da escola é a de assegurar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, operativas, sociais e morais pelo seu empenho na dinamização do currículo, no desenvolvimento dos processos do pensar, na formação da cidadania participativa e na formação ética. Para isso, faz-se necessário superar as formas conservadoras de organização e gestão, adotando formas alternativas, criativas, de modo que aos objetivos sociais e políticos da escola correspondam estratégias compatíveis e eficazes de organização e gestão.
Retomando os conceitos de gestão democrática, participação e direção
Na história brasileira, as formas de gestão da sociedade (legislação, planos de governo, medidas económicas etc.) têm se caracterizado por uma "cultura personalista", isto é, o poder