Varios
Conceituamos Comportamento Organizacional como um treinamento fundamental aos funcionários de uma tal empresa. Ele foca na importância do desenvolvimento humano dentro de uma organização, que busca tratar com toda atenção cada individuo, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional.
Um exemplo para que fique mais claro essa definição, ( PLT pag. 27)
“ Você vai ao supermercado, um domingo pela manhã, para fazer as compras da semana e ao pedir ao jovem que atende no açougue por um peso de carne que não tenha gordura você é presenteado com a seguinte resposta: “ A carne é assim mesma. Se o senhor deseja sem gordura, pode tirá-la em casa”.
Depois dessa você possivelmente não irá mais retornar a esse super. Mais vamos analisar o ocorrido e tentar buscar uma explicação. A razão pode ser: a) A péssima educação do atendente; b) O mau humor, talvez momentâneo, depois de uma noite “mal dormida”; c) Falta de treinamento para saber como lidar polidamente e com civilidade com o cliente; d) Longas horas de trabalho e fadiga; e) Dificuldades domésticas, tais como brigas em casa, com a mulher ou com filhos; f) baixa motivação face ao baixo salario que recebe; g) crise econômica e ele está prestes a ser despedido; h) um supervisor mal-encarado com o qual não se relaciona e “desconta no cliente” i) você chegou no momento errado, pois ele acaba de discutir com um colega de trabalho.
“O Comportamento Organizacional se aprofunda nesses possíveis problemas que podem estar atrapalhando o rendimento profissional desse funcionário. Tem como objetivo manter o profissional satisfeito com seu trabalho e tratar dos problemas pessoais que o prejudicam na sua função dentro da empresa”.
Definições de dois autores diferentes quanto ao Comportamento Organizacional