Variedade Social da Lingua
são variedades de uma língua, usadas por falantes que pertencem à mesma classe social.
Estão ligadas de uma maneira geral e também ao grau de instrução de uma determinada pessoa. Como exemplo, citamos as gírias e os jargões.
As gírias e os jargões
As gírias pertencem ao vocabulário específico de certos grupos, como os surfistas, cantores de rap, tatuadores, entre outros.
Os jargões estão relacionados ao profissionalismo, caracterizando um linguajar técnico. Representando a classe, podemos citar os médicos, advogados, profissionais da área de informática, dentre outros.
Classes Desfavorecidas
A falta de acesso a educação formal contribui para as classes socioeconomicamente desfavorecidas sejam discriminadas tambem linguisticamente.
Exemplos: bicicreta (bicicleta) pobrema (problema)
Faixas Etárias
Mediante a observação do comportamento linguístico dos falantes de diversas faixas etárias, as diferentes girias estao presentes.
Diferentes formas linguísticas
As variedades linguísticas encontradas nas diferentes formas de falar possuem relevância tanto no léxico empregado como na morfossintaxe e na fonologia.
Variação Social
A variação social da língua tambem tem haver com a pessoa com quem está falando. Pessoas de maior prestigio social ou com um familiar por exemplo!
A maneira de falar vem da educação que a pessoa recebeu, no entanto, independente da classe social, o linguajar sera diferente em função da classe social da pessoa com quem está falando.
FONTES:
http://www.infoescola.com/redacao/variantes-linguisticas/
http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm
http://www.mundoeducacao.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm