VARIAÇÕES LINGUISTICAS
LINGUA PORTUGUESA
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
LUCAS DA CUNHA RIBEKER
ALGUNS ASPECTOS DA VARIAÇÃO LINGÜISTICA
PALMAS-TOCANTINS
2014/1
“A língua é como um rio que se renova enquanto a gramática normativa é como a água do igapó, que envelhece, não gera vida nova a não ser que venham as inundações”.
(Marcos Bagno)
INTRODUÇÃO
A Variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que o indivíduo se manifesta verbalmente. Este trabalho tem a intenção de apresentar uma pequena discussão que proponha um deslocamento em relação a compreensões idealistas sobre linguagem, no sentido de chamar a atenção para o fato de que os critérios para a formulação de valorações dos fenômenos linguísticos são construído socialmente e, portanto, revelam usos ideológicos da língua.
Uma noção sobre erro em linguagem, o reconhecimento e o entendimento da variação linguística sem a preocupação com o seu julgamento, a priori, só é possível a partir da perspectiva descritivista da linguagem. O reconhecimento desses elementos pode ajudar o orador a refletir sobre sua pratica linguistca não apenas no sentido de repensar a valorização do seu próprio discurso, mas, inclusive, o do seu ouvinte, de uma maneira geral. Reconhecer os elementos das variações linguísticas pode auxiliar o professor a adequar o seu discurso, evitando causar ruídos na comunicação e atravancar o processo de educação, distanciando o professor e o aluno.
Também abordaremos sobre o preconceito linguístico, desconstruir alguns mitos sobre a Língua Portuguesa que conduz ao preconceito linguístico
ALGUNS ASPECTOS