Variações linguisticas
TRAVAGLIA, Luiz Carlos.
As variações lingüísticas e o ensino da língua materna.
Campo Grande
2012
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
Letícia Flávia Souza Sobrinho.
As variações lingüísticas e o ensino da língua materna.
Trabalho apresentado na Disciplina de linguagem e argumentação, do 1º semestre, ano 2012, Curso de Enfermagem.
Professor(a)Lícia.
Campo Grande
2012
Introdução
O presente resumo é apenas uma pequena síntese das observações realizadas na Instituição Unigran, no curso de enfermagem do 1º Semestre, na matéria de linguagem e argumentação da professora Lícia. Sendo observado somente o nosso grupo, que ficou com a incumbência de apresentar um seminário sobre “As variações lingüísticas e o ensino da língua materna”.
Esse tema abrange a questão da competência comunicativa, do que é adequado ou não em um discurso, seja ele escrito ou oral. Mostrando que a escola contribui um pouco em prejuízos na formação do aluno, sobretudo no que diz respeito à obtenção de uma competência comunicativa mais ampla, uma expansão para conhecimentos novos e adequados, que é fundamental para viver melhor. Mesmo porque o ensino que se relaciona a somente “decorar” ou saber escrever bem em uma redação que tem sido feita nas escolas, não tem conseguido nem mesmo seu objetivo de levar os alunos a falarem uma língua mais culta e uma competência que se considere satisfatória no uso das variedades lingüísticas tanto falada como escrita.
Relato da observação
No dia 09 de fevereiro de 2012 (quinta-feira) ás 19h00min na instituição Unigran, na sala 2.2 de Enfermagem 1º Semestre, a turma foi dividida em grupos grandes, e em seguida a