Varejo
Centauro, Livraria Cultura, Apple e o Boticário estão entre as varejistas que mais geram valor para seus públicos. Elas fazem parte de uma lista de 70 empresas que são destaque no quesito, elaborada pela consultoria DOM Strategy Partners.
O ranking MVP (Mais Valor Produzido) elenca as companhias por categorias: varejo de produtos, varejo de bens de consumo, varejo financeiro, varejo de convergência, varejo de serviços e varejo online.
LOCALIZAÇÃO
Decisão sobre localização interferem nos custos de produção e na habilidade de atender o cliente.
O ideal, quando possível, é sempre buscar uma localização em uma via de alto tráfego, pois na maioria dos casos, sua loja vai chamar a atenção de diversos clientes que não pretendem comprar o que você vende agora, mas que saberá procurá-lo quando necessário.
Ambiente de Loja (Visual Merchandising)
Características como o mobiliário, o tipo de exposição, as cores aplicadas na loja, a organização de gôndolas e até mesmo o tipo de música que será utilizada (ou não) criam a atmosfera de compra para seu cliente. O conceito mais em voga hoje é o de “criar experiências de compra” ao invés de simplesmente vender produtos.
AtendimentoDe nada adianta uma loja bem planejada, com bons produtos e conceito impar quando a equipe de vendas ou atendimento está mal formada. Sua equipe de vendas é o combustível que faz sua loja andar e crescer, ou seja, vender. Tal como um motor, um combustível de qualidade faz o desempenho do mesmo melhorar, assim como um combustível de baixa qualidade corrói e faz o motor parar. Motivação é o elemento que gera energia.
Estratégia de mercado (posicionamento)Quando falo em estratégia estou falando principalmente em seu posicionamento dentro do mercado local. O posicionamento, ou sua estratégia de mercado, é um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio. Como se comporta o mercado no qual você atua? Quem você deseja ser? Onde está a