Vantagens competitivas do t&d
Com o crescente aumento dos produtos globalizados, as organizações estão se deparando com um novo desafio, a internacionalização de suas atividades.
Dentre as atividades desenvolvidas, no que tange ao escopo do projeto, a internacionalização tem ocorrido nas organizações, com o intuito de aumentar sua competitividade utilizando os conhecimentos, tecnologias, mão de obra, entre outros, a fim de maximizar os resultados.
No entanto, as dificuldades encontradas no decorrer dos projetos, se não bem geridas, poderão ocasionar atrasos nos prazos acordados bem como aumento de custos e desperdícios, contribuindo para uma imagem negativa da organização, transformando o que poderia ser uma vantagem competitiva em pontos fracos e ameaças.
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre os aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio de eliminar as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais e ainda discutir como essas distâncias e diferenças podem ser superadas por meio da internacionalização do escopo do projeto.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
A descentralização do escopo do projeto permite que este seja realizado de uma forma mais ágil, agregando competências bem como melhorando a qualidade do resultado.
Com sua internacionalização, equipes multidisciplinares são envolvidas e os valores agregados ao projeto refletem em redução de custo e tempo para lançamento de produtos, redução de barreiras econômicas / fiscais, aumento na competitividade da organização, entre outros.
No entanto, esta integração de equipes de diversas organizações podem gerar barreiras na execução dos trabalhos contribuindo com impactos negativos. Exemplo: Um projeto de um automóvel designado para circular no mercado europeu em determinado momento é solicitado para ser enviado ao mercado