resumo de treinamento e desenvolvimento
As organizações lutam pela sobrevivência desde o primeiro minuto de sua existência, lidando com a escassez de recursos a fim de obter posições privilegiadas que assegurem a sua perpetuidade. A competitividade é a característica de uma atividade econômica, política, social, ecológica ou esportiva na qual indivíduos disputam antagonicamente em vários níveis.
Competitividade- é a habilidade de produzir bens e serviços que atendam às exigências dos mercados, gerar renda relativamente alta e níveis de emprego. A mesma existe não apenas para demonstrar como uma empresa compete em um determinado negócio, mas se preocupa com a forma pela qual uma organização pode ganhar vantagem por meio de competitividade.
Quando uma empresa não é competitiva sua posição no mercado está insustentável, a menos que seu desempenho melhore.
Dois modelos fazem parte do repertório de negócios: O relacionamento cooperativo que é uma situação de negócios na qual diferentes organizações cooperam e ao mesmo tempo competem entre si. Negócios colaborativos que as organizações compartilham informações e processos para aumentar a velocidade e eficiência em novos modelos de negócios ou seja criando um conhecimento compartilhado custos são reduzidos, as inovações são aceleradas e as vantagens competitivas se destacam.
A competitividade sistemática é ter condições macroeconômicas sólidas e mercados em funcionamento, porém são necessárias, mas não suficiente para um desenvolvimento bem-sucedido. O desenvolvimento dinâmico é baseado no dinamismo empresarial e não na dependência das políticas governamentais.
No nível microeconômico as pessoas estão sob constante pressão da concorrência, além disso, são orientadas para resultados, processos de qualidade, resultados financeiros e responsabilidade social.
Uns dos maiores problemas é que o benchmarking ainda está na dificuldade de isolar as experiências transferíveis das intransferíveis. Outro problema está