Vantagem competitiva de michael e. porter
A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.
Duas questões centrais baseiam a escolha estratégica competitiva. A primeira é a atratividade das indústrias em termos de rentabilidade em longo prazo e os fatores que determinam esta atratividade. A segunda questão central em estratégia competitiva são os determinantes da posição competitiva relativa dentro de uma indústria.
Nenhuma questão é suficiente por si só para orientar a escolha da estratégia competitiva. Ambas as questões são dinâmicas; a atratividade da indústria e a posição competitiva modificam-se. As indústrias tornam-se mais ou menos atrativas no decorrer do tempo, e a posição competitiva reflete uma batalha interminável entre concorrentes.
Tanto a atratividade da indústria quanto a posição competitiva podem ser modeladas por uma empresa. A estratégia competitiva, então, não só responde ao meio do ambiente, mas também tenta modelar ente meio ambiente em favor de uma empresa.
O tema central deste livro é de que modo uma empresa pode realmente criar e sustentar uma vantagem competitiva em sua indústria – de que modo ela pode implementar as estratégias genéricas amplas. A minha meta é construir uma ponte entre estratégia e implementação.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a