Tecnologia e vantagem competitiva
Unidade VII – TECNOLOGIA E VANTAGEM COMPETITIVA.
Professora: Hélida Norato
Email: helida.norato@izabelahendrix.edu.br
Belo Horizonte - 2013
Unidade I VI I
Cadeias produtivas_ Tecnologia e vantagem competitiva
A relação entre a infra-estrutura de inovação comum e cadeias produtivas é recíproca: cadeias produtivas fortes promovem a infra-estrutura comum, beneficiando dela.
Tirar partido do meio nacional de inovação está longe de ser uma tarefa automática e diferentes empresas de um mesmo local podem ter níveis de êxito muito diferentes relativos à inovação. As diferenças significativas na produção de inovação em localizações diferentes sugerem que a localização exerce, de fato, uma influência marcante.
Notas: : PORTER, Michael
Unidade I VI I
Cadeias produtivas_ Tecnologia e vantagem competitiva
A mudança tecnológica não é importante por si mesma, mas se incidir consideravelmente sobre a vantagem competitiva da empresa ou da estrutura do setor. Nem todas as mudanças tecnológicas são estrategicamente vantajosas. A alta tecnologia não garante rentabilidade.
A tecnologia afeta a vantagem competitiva se tiver uma função importante na determinação da posição relativa de custos de diferenciação. Uma empresa que pode descobrir uma tecnologia para levar a cabo uma atividade melhor do que os seus concorrentes obtém, deste modo, vantagem competitiva.
Notas: : PORTER, Michael
Unidade I VI I
Cadeias produtivas_ Tecnologia e vantagem competitiva
A Mudança Tecnológica dará lugar a uma vantagem competitiva sustentável se:
A mudança tecnológica em si mesma reduz os custos ou aumenta a diferenciação e a vantagem tecnológica é sustentável; Ser pioneiro da mudança tecnológica traduz-se na obtenção de vantagens do pioneiro, além das vantagens inerentes à própria tecnologia;
A mudança tecnológica melhora a estrutura do conjunto do setor. Notas: : PORTER, Michael
Unidade I VI I
Cadeias