Vanilina
Possui os mesmos princípios da extração, mas uma das fases é mantida fixa enquanto a outra fase se desloca. Exemplo: colocamos uma solução contendo os solutos A e B, colocamos no topo de uma coluna empacotada com partícula sólida e preenchida com solvente. Quando a saída é aberta os solutos A e B fluem para baixo através da coluna. Mais solvente é então adicionado no topo da coluna e a mistura escoa pela coluna devido ao fluxo continuo de solvente.Se o soluto A é mais fortemente adsorvido pelas partículas sólidas do que o soluto B, então o soluto A passa menos livre na solução. Consequentemente, o soluto A se movimenta para baixo, através da coluna, mais lentamente do que o soluto B, e emerge no fundo da coluna após o soluto B. Acabamos de separar uma mistura em seus componentes por cromatografia.
* A fase móvel (o solvente que se move através da coluna),em cromatografia ,pode ser um liquido ou um gás
* A fase estacionária (aquela que fica fixa dentro da coluna) é normalmente um liquido viscoso quimicamente ligado ao interior de um tubo capilar ou sobre a superfície de partículas sólidas empacotadas dentro da coluna.
Tipos de cromatografia
A cromatografia é dividida em diferentes categorias com base no mecanismo de interação entre o soluto e a fase estacionaria.
* Cromatografia de Adsorção: utiliza uma fase estacionária sólida e uma fase móvel liquida ou gasosa. O soluto é adsorvido na superfície das partículas sólidas Quanto mais fortemente um soluto for adsorvido, mais lentamente ele se deslocará através da coluna.
* Cromatografia de Partição: uma fase estacionária liquida está ligado a uma superfície sólida, que é normalmente o interior de uma coluna cromatográfica de sílica.
* Cromatografia de Troca Iônica: Ânios, como-So 3,ou Cátions ,como-N(CH, estão ligados covalentemente a uma fase estacionária solida,que neste tipo de cromatografia costuma ser uma resina.Os íons