Vanguardas Europeias
Futurismo
O movimento artístico e literário chamado futurismo surgiu em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti. Onde o primeiro manifesto tinha como slogan “Liberdade para as palavras”, no qual a diferença entre arte e design foi eliminada e a propagando foi escolhida como forma de comunicação.
O futurismo rejeitava todos os padrões morais que possuísse valores pertencentes ao passado. Onde a nova estética fundava-se na agilidade temporal e exaltação da violência.
A ideia de acabar definitivamente com o passado, fez com os futuristas chegassem a defender a destruição de museus e cidades antigas. Esquisito e agressivo, vê a guerra como uma forma de limpar o mundo.
Na Literatura as principais manifestações ocorreram na poesia italiana. Voltada sempre por causas politicas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade. Os autores cessam os temas líricos e absorvem à poesia palavras ligadas à tecnologia.
No Brasil, o futurismo teve grande prestigio na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anita Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti e seu Manifesto Futurista.
O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial e colaborou para desencadear o modernismo, que dominou as artes após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas do futurismo e discutem suas ideias, mas rejeitam o rótulo.
Características do Futurismo:- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
Expressionismo
Expressionismo surgiu no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo