Incentivo
Alda Simone TenutesKatia Khristiane Alves P. Santos
RESUMO: Este artigo tem como objetivo abordar a questão da importância da leitura da formação de alunos consciente e critico, onde os mesmos possam fazer com prazer, para viver a sua cidadania. Compreendendo o processo do ensino e do hábito de leitura no ensino fundamental. A partir desse aspecto desenvolveu-se o trabalho enfatizando a importância da leitura no âmbito escolar, mostrando problema da falta de leitura e suas consequências no processo de ensino aprendizagem.
Palavra-chave: Aprendizagem, leitura no contexto escolar.
Este artigo tem como objetivo principal apresentar aspectos relevantes da aquisição da escrita e da prática da leitura no contexto da escola.
Nas últimas décadas, vem se instalando no cenário educacional um processo amplo de discussão acerca do papel da leitura no contexto escolar e entre os aspectos analisados, destaca-se a preocupação com o que podemos conceituar como leitura.
O hábito de ler não é um ato instintivo, mas um a ser gradativamente adquirida a frequência e a assiduidade são fatores que caracterizam a maturação através da qual alguém se torna leitor.
A melhor contribuição que se pode trazer para educação do estudante é transforma- ló num leitor consciente, reflexivo e critico. A leitura é uma atividade permanente do ser humano, lê-se para conhecer, para entender, para sonhar, para viajar com a imaginação, por prazer, enfim a leitura é um passaporte para o conhecimento.
Conforme Gadotti (1982, p. 17) “o ato de ler é incompleto sem o ato de escrever, um não pode existir sem o outro”. Ler e escrever não apenas palavras, mas, ler escrever a vida, a história.
Ler e escrever bem requer esforço e dedicação do aluno, mas também a orientação e a mediação segura do professor para se construir a compreensão do ato de ler e escrever.
No mundo atual em que vivemos, percebemos o desinteresse pela leitura e