vanguardas em ação
A giardíase está presente em praticamente todo o mundo, mas afeta principalmente crianças em populações de baixo nível econômico e em regiões de clima tropical ou subtropical, e tambem em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias.
Os protozoários são transmitidos pela ingestão de cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podem estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até pode estar presente no sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los.
O diagnóstico é feito por exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal “A biópsia é um exame médico que envolva a remoção do tecido”.
As principais manifestações da giardíase são diarreia, cólica intestinal, e perda de peso ou, no caso de crianças, falha em ganhar peso. Tipicamente, a diarreia é caracterizada por um excesso de gorduras nas fezes, o que recebe o nome de esteatorreia. Em crianças, o crescimento só é prejudicado nas crianças com diarreia. Crianças infectadas mas sem diarreia apresentam velocidade de crescimento normal.
A giardíase é causada principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo pelo menos 10 a 100 cistos de Giardia lamblia. Discute-se ainda a importância da transmissão por contato próximo entre duas pessoas (por exemplo, em creches), ou com animais domésticos, ou ainda através de relações sexuais anais. O cisto da Giardia lamblia pode durar até 2 meses fora de um organismo,