Vanguardas em ação
Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
As cinco principais correntes vanguardistas foram:
Futurismo: arte em movimento
O verso livre ficou como uma das mais importantes contribuições do Futurismo e do Cubismo às correntes contemporâneas. O movimento também encontrou ecos na pintura e na escultura.
As propostas técnicas do Futurismo italiano tiveram adeptos em todo o mundo. Cubismo: O movimento cubista teve inicio na França, em 1907, com o quadro Les demoiselles a’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso.
Os pintores cubistas opõem-se à objetividade e à linearidade da arte renascentista e realista. Buscando novas experiências com a perspectiva, procuram decompor os objetos, representando-os emdiferentes planos geométricos e ângulos retos, em espaços