Vanguarda Europeia
SURREALISMO
Surgimento e história do movimento surrealista
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin
Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró.
A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as ideias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de
1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.
Salvador
Dali
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico.
O que vale é impulso psíquico.
"A arte é a única forma de atividade por meio da qual o homem se manifesta como verdadeiro indivíduo."
(Marcel Duchamp)
Uma palavra e tudo está salvo.
Uma palavra e tudo está perdido...
(André Breton)
A palavra Surrealismo foi usada pela primeira vez em 1917 pelo escritor Guillaume Apollinaire para descrever o ballet “Parede” de
Jean Cocteau.
Ele queria dizer que a peça passava uma verdade além do realismo. Artes Plásticas
Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressadas.
Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.
O