Fichamento Como Ordenar as Ideias
Como Ordenar as Ideias – Edivaldo M. Boaventura
1 - Introdução
O autor diz que a arte de saber se expressar e tornar a comunicação clara está em organizar a disposição das ideias, de uma introdução a uma conclusão. Prevendo-as anteriormente. O segredo dessa expressão está em dizer a mesma coisa de três formas: anunciando, ampliando a ideia anunciada e resumindo.
O tema é geral, mas o plano ao desenvolver parte de cada um, em sua originalidade. Embora Descartes tenha dito que organizava suas ideias de forma decrescente, não há estabelecido um plano exato a ser seguido.
Em todo trabalho há um plano a ser desenvolvido com antecedência, e nisto é útil. Quer por motivo pedagógico, onde usa-se a lógica metodologicamente, ou pela comunicação, onde adquire maior eficácia na exposição da mesma. Pois a ausência do plano causa repetição, o que não é bom.
Porém, como ordenar as ideias, com qual fundamento? Com a exposição mentalmente pronta, se elabora o plano, prevendo-a. Risca-se; anota-se; faz-se e refaz-se até que o equilíbrio seja encontrado.
Refletindo no plano, há pontos que se encaixam logo na introdução e outros mais adiante. Na primeira, os aspectos mais principais, e ao se firmar neles, desenvolver, por ultimo, saber resumir um pouco de tudo que disse, na conclusão.
2 - O anuncio do tema
É preciso abrir o assunto na introdução, dando uma ideia de como será seu desenvolvimento. Introduzir é convidar e nesse ponto é preciso chamar atenção. E para fazê-lo bem, é preciso arranjar as ideias de forma sistemática, que torna o processo mais fácil.
O ordenamento das ideias é mais importante que o próprio conteúdo. Muita gente não sabe pensar desse modo, a sistematização do pensamento é algo inerente ao espírito francês e por isso não se encontra livros