Microbiologia
Introdução
A identificação de bactérias baseia-se na análise morfológica da célula bacteriana, nas características culturais, fisiológicas, serológicas, ação patogênica e características moleculares. A forma da bactéria, observada ao microscópio após coloração diferencial, a forma da colónia obtida após cultura em meio sólido apropriado, a capacidade de metabolização de substratos particulares, são alguns dos indicadores utilizados na identificação de uma bactéria.
Pada identificação de bactéria desconhecida é observado primeiramente o crescimento destas bactérias em placa. O exame macroscópico da cultura permite uma análise do tamanho, aspecto morfológico e coloração da colônia. Estas observações consistem em analisar o tamanho das colônias, tipos de bordas, elevações, cor, odor, densidade e consistência. A diferenciação dos gêneros e espécies e realizadas por meio de uma serie de provas bioquímicas. Algumas espécies em um mesmo gênero, são muito semelhantes, sendo necessários grande numero de provas para diferenciá-las.
A série bioquímica e composta de provas analíticas, das quais algumas podem ser feitas em conjunto num único tubo de ensaio, e outras devem ser feitas separadamente. Essa provas verificam a presença de determinadas enzimas, emissão de gás e motilidade. A inoculação destes diferentes meios com a bactéria que se pretende identificar, faz-se através da passagem de uma alça inoculadora já acoplada no tubo, a qual toca todos os compartimentos após ter tocado na colónia teste. Após incubação do tubo inoculado, faz-se a leitura observando a reação de cor em cada um dos compartimentos, e interpretando essas reações.
Objetivo
Identificação de bactéria desconhecida através de Gram e posterior utilização do método adequado para identificação do micro-organismo.
Desenvolvimento
Procedimentos:
Começamos o procedimento com a coloração de Gram que