Vanderbilt
Vanderbilt de origem pobre cresceu sozinho, aos 16 anos já era um homem competitivo e ousado. Nessa idade ele fez sua primeira proeza no mundo dos negócios, comprou um Ferry boat, num navio de carga, com um empréstimo de 100 dólares.
Seu navio se transformou em uma frota começando então a transportar grande quantidade de pessoas e mercadorias. Em 40 anos tornou-se o maior império de navegação dos Estados Unidos.
No auge do seu poder ele desenvolve uma construção de linha férrea, e esse empreendimento mudaria toda a historia. Decidiu então vender todos os seus barcos para investir apenas nesse novo projeto.
No final da guerra ele tornou-se o homem mais rico dos Estados Unidos, mas seu império ficou vulnerável com a morte do seu filho. Aquele qual ele havia instruído e investido para ser seu sucessor.
Seus rivais e concorrentes aproveitaram sua fragilidade para tentar derruba-lo, porém era mais fortes quando estava fraco. Vanderbilt após a tentativa fracassada de seus rivais para tirar seu poder, resolveu então interditar a sua principal linha férrea, a ponte que ligava os dois lados dos Estados Unidos, fazendo então com que seus rivais não tivessem como transportar suas grandes cargas de mercadorias. Com tamanho prejuízo seus concorrentes não viram outra saída a não ser vender toda mercadoria parada e suas ações. E Vanderbilt em poucos dias tornou-se a maior companhia férrea do país.
Na tentativa de continuar com o poder e a maioria das linhas férreas levou um golpe de seus rivais, porém Vanderbilt inova o sistema férreo monopolizando suas linhas.
Com a descoberta do petróleo e o surgimento do querosene Vanderbilt tenta atrair Rockfeller para seu lado, fazendo com que suas linhas sejam exclusivas para a distribuição de petróleo nos Estados Unidos.
https://www.youtube.com/watch?v=2camr7IVD0M